quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Animais vítimas da tragédia no Rio de Janeiro



A Comissão Especial de Proteção aos Animais da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) informou que foram resgatados mais de 250 animais na região serrana do Estado desde sexta-feira. Os animais foram recolhidos após as chuvas que devastaram vários bairros e levados para abrigos localizados em Teresópolis e Petrópolis.
No bairro de Melbon, em Teresópolis, foi montado um abrigo para receber os bichos. Em Itaipava, distrito de Petrópolis, o tratamento dos animais é feito em um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) localizado na Estrada União-Indústria, em frente ao terminal rodoviário, em Corrêas.
"Todos os bichos estão recebendo assistência e medicamentos. A comissão resgatou os cães e ajudou a montar uma infraestrutura mínima para abrigar os animais. Contamos também com o apoio de ONGs locais que nos ajudaram na remoção e transferência para abrigos", disse o deputado André Lazaroni (PMDB), presidente da comissão, ressaltando que os bichos que não forem recolhidos pelos donos nos abrigos serão encaminhados para adoção.
Ainda segundo a comissão, o número de animais resgatados cresce a cada dia e o comportamento deles pode mudar em função do trauma sofrido com a tragédia. "Alguns podem ficar estressados, mas outros passam pelo abalo e apenas ficam emotivos e carentes. Nossa meta é tratar os animais feridos e conseguir novos donos ou lares temporários", disse.
Como ajudar
Quem estiver interessado na adoção dos animais, pode entrar em contato com a veterinária pelo telefone (21) 9632-8115 ou pelo email andrealambertvet@gmail.com.
A comissão também faz um apelo para que a população colabore com doações aos animais. Entre os itens relacionados, estão ração úmida (em lata), ração comum, panos velhos, jornais, papelão, focinheiras, coleiras e cercadinhos de arame para separar os animais. As doações podem ser entregues no saguão do Palácio Tiradentes, na sede da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, ou ainda nos seguintes locais:

Animals Care - avenida Bartolomeu Mitre, 455 - lojas 106 e 107, Leblon;
Lojas Bicho Bacana - rua Santa Clara, 110 e rua Paula Freitas 61, Copacabana;
Patas & Penas - rua Voluntários da Pátria 374, Botafogo;
Pet Shop Sheik - rua Barão Mesquita, 891, A. Tijuca;
Veterinária Kennel Vip - rua Gavião Peixoto 31, Icaraí, Niterói;
GAPA - Grupo de Assistência e Proteção aos Animais Itaipava. Tel. (24) 2222-8419;
Clínica Bicharada - Estrada União-Indústria, 10661, Itaipava, Petrópolis;
ONG Combina (Companhia dos Bichos e da Natureza) - rua José Eugênio Muller, 36, Centro - Nova Friburgo;
Armazém do Gemmal - Estrada União e Indústria, 10.733, Itaipava. Tel: (24) 2222-0298.
A ONG WSPA Defensores dos Animais disponibilizou uma conta para doações em dinheiro:
CNPJ: 04.363.242/0001-09
Banco Bradesco
Agência: 279-8
Conta-poupança: 172813-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário